expectativa

Santa Maria atende às exigências para Escola de Sargentos, diz Exército

18.386

Como os leitores têm acompanhado com exclusividade nas páginas do Diário, Santa Maria está no páreo para receber a Escola de Sargentos do Exército. Representará um inegável ganho à economia de Santa Maria, já combalida, frente aos devastadores efeitos sociais e econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A vinda desta unidade educacional militar representará seguramente um acréscimo inegável de receita ao município. Projeção é de R$ 250 milhões por ano. A efeito de comparação, basta lembrar que Santa Maria terá, em 2021, R$ 200 milhões a menos em caixa - um rescaldo da Covid-19. 

A mobilização dos setores produtivos da cidade, bem como das forças políticas, tem sido notória. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tem tratado pessoalmente do tema junto ao governador Eduardo Leite (PSDB) e, inclusive, o chefe do Executivo municipal já disse que as demandas necessárias junto à Corsan e à RGE já estão asseguradas.

Ou seja, ao que tudo indica, os caminhos estão sendo pavimentados e construídos para que Santa Maria seja o endereço da unidade, que terá 2 mil alunos e, ao menos, mais uma centena de militares.

Agora, um novo reforço foi agregado para que a Escola de Sargentos venha para cá. O deputado santa-mariense Giuseppe Riesgo (Novo) e o também colega de Assembleia, o tenente Coronel Zuco (PSL), estão empenhados para que a cidade receba a unidade militar educacional.

REUNIÃO
Na quinta, Riesgo e Zuco estiveram reunidos com o comandante do Exército, o general Edson Leal Pujol, para tratar da instalação da Escola de Sargentos em Santa Maria. A conversa, relataram os deputados à coluna, não poderia ter sido mais animadora às pretensões do município. Pujol afirmou que a cidade tem as condições necessárias para receber a estrutura. Além de Santa Maria, a Escola de Sargentos é disputada por outras cidades do Paraná e de Minas Gerais. 

Conforme o general, contam a favor do município o fato de Santa Maria ter um hospital, um colégio e um campo de treinamento militar. Tudo isso, destacou, "são elementos que vão ser levados em consideração na escolha". Pujol ressalvou que outro item analisado é quanto às condições de infraestrutura das cidades que estão sendo analisadas.

CARTA DE APRESENTAÇÃO
Riesgo entregou ao comandante do Exército um documento, uma espécie de carta, com os atrativos de Santa Maria.  

- Mostramos para o general os principais atributos de Santa Maria para receber uma nova escola para formação e graduação de sargentos de carreira, que deverá ser capaz de atender cerca de 2 mil alunos, e, certamente, vai movimentar a economia do município, trazendo mais oportunidades para a população - avaliou Riesgo.

O deputado sinaliza que irá trabalhar na articulação junto com o governador do Estado e com o prefeito Pozzobom para viabilizar a instalação da sede militar em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O Legislativo, nos últimos anos, mudou tanto Anterior

O Legislativo, nos últimos anos, mudou tanto

Convenções partidárias têm sequência em Santa Maria Próximo

Convenções partidárias têm sequência em Santa Maria

Marcelo Martins